quinta-feira, 3 de março de 2011

Cala-te!

É um miúdo amoroso e fofo, mas de vez em quando dá-lhe uns acessos de não sei o quê. Anteontem disse-me "chiu", a mandar-me calar. Ontem foi mesmo "chiu, cala-te!". Ninguém está, de facto, preparado para os desafios que as crianças podem colocar, a qualquer momento, quando menos se espera. Lembro-me de ouvir dizer que quando eles são pequenos e dizem disparates devemos ignorar, tadinhos, que nem sabem o que estão a dizer, o melhor é não valorizar. Acho que a explicação se aplicava mais aos palavrões, mas, seja como for, decidi atacar a questão já, frontalmente (na verdade nem tive tempo de decidir, reagi e pronto). "Não acredito no que estás a dizer. Isso não se diz à mãe e ao pai, não se diz, é feio, a mãe fica triste". Se calhar devia dizer que não se diz a ninguém. Mas depreendi que tivesse aprendido aquilo com outros miúdos, e nem me parece muito grave (se calhar é, mas não me pareceu) que diga "shiu" aos colegas. Mas à mãe e ao pai, com dois anos? Socorro!

1 comentário:

Anónimo disse...

:)
Prepara-te para o "Não falas assim para mim!". O meu, mal o meu tom de voz muda, diz-me isso. Fico completamente desconcertada, mesmo sabendo que tenho motivos para lhe elevar a voz.
bj,
Maria