sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cocó

Ainda estavamos os dois meios a dormir. O pai a mudar-lhe a fralda da noite para o vestir, eu a acabar de me arranjar para vir trabalhar. Ouço ao longe "vai lá ter com a mamã, que ela está na casa de banho" e de repente tenho o miúdo à minha frente sem fralda. Queres fazer xixi? Sim. Então anda lá. Não, qué fazê cocó. Pronto, então senta-te (no tom de quem acha que aquilo não vai dar em nada).
Já tinha pedido meia dúzia de vezes. Nunca fez nada. Só dois ou três xixis no pote. Na sanita, nada. Com o bom tempo que esteve há duas semanas, pensei que talvez devesse estar a começar o desfralde. Enquanto pensava, veio este tempo de menos calor (para não dizer algum frio, mas isso sou eu que sou uma friorenta) e chuva irritante. Mesmo assim perguntei qual era o plano do infantário relativamente a esta matéria para a qual ando a tentar, sem qualquer sucesso, sensibilizar a criança já desde o fim do verão do ano passado. Disseram-me que acham que ele está preparado, que entende muito bem o que lhe dizem, que quando vier o calor outra vez podemos avançar. Tenho tentado falar com ele sobre o assunto, mas sentia que estava a falar para uma parede. Ontem até mostrou alguma irritação quando comecei a falar de tirar fraldas e usar a casa de banho. Mas hoje lá veio, sentou-se na sanita e fez cocó (também fez xixi, mas ficou quase tudo no body, não sei se conta) e eu comecei a manhã, ainda antes de acordar verdadeiramente, toda excitada por causa disto.

Sem comentários: