terça-feira, 3 de agosto de 2010

Genética

Devo ter um gene trocado, uma anomalia genética, um defeito profundo que não me permite entender-me com a minha mãe. Isto acontece sobretudo quando ela está com a minha tia, o que acentua a possibilidade de eu ter um erro qualquer nos cromossomas. Se falo é porque vejo problemas em tudo, e nunca consigo falar de maneira a que ela diga "eu compreendo", "eu percebo a tua perspetiva" ou "tens razão". Se fico calada, fica aquele silêncio, aquela sensação de que andamos todas a engolir as palavras, que parece que só a mim me incomoda. Ela ajuda-me imenso, liga todos os dias a saber se está tudo bem, cuida do joão, fica com ele se tenho de trabalhar ou se decidimos ir para fora, compra-me frigideiras sem eu lhe pedir nada porque vê que as minhas estão um nojo e arranja-me palmilhas para uns sapatos largos porque sabe que eu vou andar meses para as comprar... Mas, mesmo quando faz estas coisas todas e muitas mais, eu fico a sentir, quase sempre, que fiz qualquer coisa mal... que devia ter agradecido mais, que não devia ter pedido, que devia ter comprado a frigideira, a palmilha, que não a devia ter incomodado... Eu gosto de estar com ela, só gostava que ela me fizesse sentir que gosta de estar comigo. E se isto fosse uma conversa entre nós, ela ia dizer que eu é que não a faço sentir apreciada. Receio bem que nunca consigamos sair desta pescadinha-de-rabo-na-boca.

Sem comentários: