quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cansaços

Estou cansada. Penso em mudar de vida, mas depois pergunto que vida me daria direito a umas férias grandes com o meu filho. Era isso que eu queria. Não estar enfiada no trabalho enquanto está toda a gente de férias, dar ao meu filho o sabor de umas férias de verão decentes, memórias quentes de dias preguiçosos, sem pressas, sem nervos, sem doses massivas de dvd's infantis porque estou tão cansada que só consigo estar quieta no sofá e não consigo brincar com ele e já estou farta daqueles brinquedos e ele também deve estar, aquilo são coisas para brincar no inverno, quando sabe bem estar em casa. Com este calor deviamos andar na rua a comer gelados, nos baloiços ao fim da tarde, na praia ou na piscina, deviamos sentar-nos à porta de casa descalços a comer fruta fresca, mas não fica bem estar descalço na porta do prédio e e andar sozinha com ele na rua já não consigo, estou muito cansada.
Penso no que está mal e no que poderia mudar e constato que, mesmo que mudasse, teria na mesma de passar a roupa a ferro, fazer o jantar, limpar a casa, arrumar a roupa, separar a roupa para a meter na máquina, encher a máquina da loiça, esvaziar a máquina da loiça, pôr a mesa, levantar a mesa ao fim da tarde e isso é uma grande parte daquilo que me incomoda e me cansa. Mas não é a única. Se não andasse tão cansada talvez fosse mais fácil fazer isto tudo. Mas será que ganharia direito a umas férias mesmo grandes, dinheiro para uma casa e tempo para me sentar à porta dela ao fim da tarde?
Não sei bem o que é isto, se estou com uma súbita vontade de ser dona de casa ou se preciso desesperadamente de uma empregada.

5 comentários:

Anónimo disse...

:)
Uma vida como as outras, de facto. É reconfortante ler isto. Afinal não sou somos só nós! Eu ainda não fui de férias. As três semanas marcadas foram reduzidas há cerca de 15 dias para 2, sou obrigada a ir tirando o resto dos dias quando não prejudicar o meu serviço na empresa e viu-me outra vez ansiosa porque não tenho quem me fique com a criança nos últimos 3 dias de agosto...
Stress completamente. No dia seguinte disse a mim mesma que não podia pensar nas coisas daquela maneira, que tenho que descontrair mais e aproveitar para relaxar nestes escassos dias de férias. Mas na primeira sexta feira que tirei passa a manhã a limpar a casa e a passar a ferro. Só quando o meu filho me chamou, a seguir ao almoço, para irmos brincar é que me apercebi que a máquina não tinha parado, que já estava a estender a 3.ª do dia e que o cesto da roupa que há pouco tinha ficado vazio ia voltar a encher em menos de uma hora.
Força aí. Beijo,
Maria

charlote disse...

Pois. Ontem fui para casa e pensei "hoje não faço nada". E não fiz nada, realmente, além de dar banho ao miúdo, vesti-lo, fazer o jantar, meter a loiça na máquina, apanhar a roupa do estendal. Hoje não passo a ferro - era o que eu devia ter dito. Mas ao mesmo tempo que juntava a roupa toda no cesto pensei: vai ser bonito, não sei quando vou passar isto, ainda por cima estou a trabalhar no fim de semana. Pronto, passo nas folgas. Bela perspetiva, não?

Patricia disse...

Uma empregda, definitivamente... Estabilidade no emprego e uma empregada iam fazer maravilhas por ti. De preferência, uma que fosse umas quatro horas, para gastar duas a limpar-te a casa e as outras duas a passar a ferro. Isso é que era. Vais chegar lá, vais ver.

Anónimo disse...

Acho que li um post semelhante a este há uns meses, não??? Tu precisas de uma empregada, é meio caminho andado para teres mais tempo e não estares cansada pouco depois de chegares de férias.
O ter uma casa com "soleira" é um pormenor... bom, mas não te dá tudo, não penses!
beijinhos

charlote disse...

Eu sei que a casa com soleira é só uma imagem romântica que não resolve nenhum dos meus problemas. E sim, estou constantemente a repetir que sou uma sopeira chique, que vai trabalhar e depois, ao chegar a casa, enfia o avental (por acaso não enfio, mas pronto, é uma imagem simbólica) e não pára. Não são só as tarefas que são cansativas, eu própria já me torno cansativa e repetitiva com as queixas. Um dia hei-de ter uma empregada. Enquanto isso continuarei a ser a minha própria "sopeira" e a queixar-me de como é difícil ser estas duas mulheres que sou. E a fazer algumas coisas mais :)